Investimento em marketing: Quanto devo investir para obter resultados em minhas ações de marketing?

Investimento em marketing, como o próprio nome sugere, é o orçamento destinado a ações e campanhas que possam potencializar a prospecção de novos clientes, promoção de produtos e serviços e a consequente manutenção e crescimento de vendas – motivo pelo qual tem sido um tema de bastante consideração por parte das empresas. Principalmente em vista da chamada “transformação digital” que vem impactando a realidade dos negócios à medida que a internet ganha força na forma como as pessoas costumam desenvolver seus hábitos de pesquisa e consumo.

Hoje, somente ter presença online não é o suficiente e as empresas sabem que para serem competitivas precisam desenvolver bem uma série de ações nesse meio para conseguirem posicionar a marca, gerar engajamento e, consequentemente, mais vendas e oportunidades.

Marketing digital, com isso, é um conceito que ganhou bastante destaque por permitir atingir um bom (e quase sempre maior) número de pessoas com efetividade.

Contudo, não basta sair fazendo “propaganda” ou alguma ação de qualquer forma – aliás, marketing nem é sinônimo disso.

Também não há que se desprezar algumas ações do chamado outbound marketing que devem estar bem alinhados quando necessário.

Marketing é uma ciência e é complexa e integrada, sendo, portanto, extremamente relevante que sempre se faça um bom planejamento, no qual entra a questão do investimento. Sobretudo, exige-se conhecer a empresa, seus potenciais, e também seu público a fundo.

Como cada plano de marketing varia conforme as necessidades e realidade de cada empresa, público, produtos e negócio, muitos fatores podem influenciar nessa decisão e nessa conta.

Para te ajudar a entender melhor, elencamos alguns dos principais pontos aos quais você deve se atentar:

 

Defina por onde começar – Pense em sua marca e em quais canais ela está presente

Em primeiro lugar: o posicionamento. Sua marca já tem um site bacana, já trabalha com redes sociais ou investimento em algum tipo de ação de marketing on ou offline? Tem um bom trabalho de branding ou manual de identidade?

Esse é o ponto inicial, sem dúvidas, para descobrir o quanto ainda falta ser estruturado e qual o provável investimento em marketing que se deve fazer, a depender das fases que ele deve percorrer.

Para se posicionar no mercado e comunicar alguma coisa com os clientes ela precisa primeiro estar bem definida.

Nessa etapa, caso esteja começando agora, você pode ter de gastar com um planejamento, assessoria ou mesmo com design do logotipo e dos principais itens que irão compor os materiais de comunicação ou mesmo a página na internet.

Avalie se já tem um site, se precisa construir um do zero (tem o valor a pagar – desenvolvimento, hospedagem, etc. dependendo de qual suporte você contrate para te auxiliar nessa missão) ou se precisa refazer o seu, com foco em usabilidade e atratividade.

Deixe primeiro essas “peças” da máquina prontas para fazer girar a engrenagem com os demais (motores) que impulsionarão o sucesso.

Invista em sua visibilidade e em boa experiência, boa navegabilidade e responsividade, de preferência, em seguida.

Isso pode exigir um investimento inicial maior, que depois se “estabiliza”.

Pense em quais funcionalidades seu site irá ter, se haverá integração, chatbots ou mesmo e-commerce. Pode parecer até estranho no começo, mas tudo isso pode estar atrelado ao quanto você deve investir no começo de seu trabalho (tendo em vista que marketing compreende adequar e aproximar a oferta de serviços dos interesses do seu público), apenas para depois manter e ampliar essas ações conforme as oportunidades que o negócio tem.

Pense, portanto, se isso está adequado ou se toda essa adequação deve entrar no orçamento também. Pois, sem ela, os demais esforços muito provavelmente não surtirão o efeito desejado.

 

Colocando seu marketing para funcionar

 

Segmente seu público

Posto isso, o próximo passo para definir quanto deverá ser o seu investimento em marketing é segmentar o seu público. Com base nisso, você saberá com mais exatidão que tipos de ações serão necessárias e quais canais deverá utilizar.

Isso influencia bastante e poderá fazer variar consideravelmente o valor que você terá que investir nas campanhas. E também no planejamento que deverá ser feito.

Construa suas buyer personas com base nas características e interesses dos seus leads. Pense nas etapas do funil e na jornada do consumidor. Defina que tipo de ação será feita, “disparada”, em cada etapa. O custo pode variar muito em função disso. É possível se comunicar com eficiência com esses públicos pelas redes sociais, blogs? Nesse caso, investir mais em marketing orgânico pode ser uma boa opção, inclusive de estabelecer um canal de feedbacks.

Nesse ponto, vale avaliar também o chamado “custo de aquisição por cliente”, ou CAC.

Um marketing por vezes “barato” e efetivo, o marketing digital traz a possibilidade de trabalhar melhor esse conceito em alguns casos e investir em inbound marketing também pode ser uma excelente opção, especialmente para quem está começando a construir autoridade no mercado e deseja atrair a atenção dos consumidores.

 

Início de campanha

Decisão: marketing pago x marketing orgânico. Estudar o que é mais adequado e viável (pay per click, links patrocinados ou não).

No entanto, não é recomendado contar apenas com uma empresa precisa conjugar esforços para construir autoridade. Em todos os casos, contudo, o ideal é conjugar elementos que auxiliem a atingir resultados mais amplos em todas as esferas do seu marketing, principalmente para que exista coerência.

Com tudo isso estruturado, é hora de pensar em como colocar a estratégia para rodar.

Pense se vai investir em automação de marketing, quais ferramentas adequadas vai contratar, quem vai cuidar disso para você, seu conteúdo, como vai mensurar e gerenciar suas redes sociais.

Aqui vale lembrar: não é tudo sobre negócios! O seu público é crítico e jamais ignore isso.

Ver se vale a pena ter equipe própria ou contratar uma agência, fator que pode influenciar muito na relação custo x benefício da função do marketing.

Diversas ferramentas podem ser utilizadas para te ajudar a medir o desempenho das campanhas que você executa e o objetivo da utilização delas é justamente auxiliar nessa mensuração e monitoramento para agir com base em dados.

 

Defina a periodicidade e as características de sua campanha

Se optar por investir em conteúdo, defina a periodicidade das publicações, como será elaborado esse material, o que ele deverá contar e quanto irá custar. Não negligencie a qualidade.

 

Inclua preparação e capacitação em suas ações

Também lembre-se que é preciso melhorar os “níveis de entrega” (SLA) de suas equipes no que se refere a atendimento: ter equipe para responder clientes com prontidão e a qualificar, mas também investir na equipe de vendas para receber esses clientes qualificados e não perdê-los nas etapas posteriores por despreparo.

Pensar na comunicação e qualificação para isso, existindo sincronia, é fundamental e, a depender do caso, o investimento na realização de treinamentos também pode ser necessária e o budget pode ter de incluir isso.